Como é a atuação da GGR?

A Gerência de Gestão das Representações (GGR) atua junto ao Poder Executivo, Agências Reguladoras, Autarquias, Instituições de Pesquisa e Fomento e em toda e qualquer instância de representação onde forem identificadas oportunidades e ameaças ao Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio).


Atua, também, tanto na preparação dos representantes, promovendo informações sobre o perfil da instância em que atuarão e nas pautas nela debatidas, quanto na difusão dos resultados de suas ações de representações, com a sistematização e a edição de informes, relatórios e publicações temáticas.


O trabalho de defesa institucional das representações assume o objetivo de orientar, coordenar e defender os interesses do Sistema. A GGR é responsável por gerir a atuação da CNC, por meio de ação conjunta com o Sesc e o Senac Nacionais, Federações e Sindicatos, nas instâncias de representações públicas e privadas, nacionais e internacionais, assim como na interlocução com as demais Confederações no âmbito do Fórum das Confederações do Poder Executivo. Para tanto, são empreendendidas ações técnicas, estratégicas, políticas e institucionais que contribuam para a sustentabilidade da missão do setor do comércio de bens, serviços e turismo. 

Representação

O que é Representação?

A noção de representação é plural, ou seja, é permeada por diversos significados. Apesar dessa multiplicidade de significados, há um ponto em comum entre as várias definições: representar como uma forma de solucionar uma ausência, ou seja, como tornar presente uma ideia, um interesse, um indivíduo ou uma coletividade que não está ou não pode estar fisicamente presente em um dado local ou momento. A representação resolve o problema da impossibilidade da participação direta de todos os cidadãos – ou, no caso da atuação de organizações como o Sistema CNC-Sesc-Senac, de todas as entidades que ele representa – em tomadas de decisões políticas.

O que é Representar?

Representar significa “fazer as vezes do outro” ou “estar no lugar do outro” em um determinado momento ou espaço. É a ação autorizada em nome de um indivíduo ou grupo, orientada conforme seus melhores interesses e exercida em uma instância em que os representados estão ausentes.

Tipos de Representação

Permanentes

Os Conselhos de Políticas Públicas, por exemplo, têm um caráter permanente, com a composição de seus membros determinada de maneira regular a partir de um mandato e com a continuidade dos trabalhos garantida pela periodicidade de suas reuniões.

Eventuais

Instâncias como as Audiências Públicas, por exemplo, são marcadas por seu caráter eventual, sem que haja a formação de um colegiado permanente ou a continuidade dos trabalhos de negociação e articulação.

Correlatas

São eventos que podem ou não serem promovidos pelo Órgão responsável pela instância de representação, sendo essencial que estejam relacionados à temática da representação.

Dr. Maurício Filizola – Representante da CNC no Conselho Nacional de Saúde (CNS)

Dr. André Roncatto – Representante da CNC no Conselho Nacional de Combate à Pirataria e aos Delitos Contra a Propriedade Intelectual (CNCP)

Bernadeth Macedo – Representante da CNC na Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP)

Dr. José Roberto Tadros – Presidente da CNC – Conselho de Câmaras de Comércio do Mercosul (CCCM)

A estrutura da gestão está organizada por áreas temáticas, que são:

Governança Pública e Corporativa
Infraestrutura
Saúde e Segurança no Trabalho
Turismo
Microempresa e Empresa de Pequeno Porte
Relações do Trabalho
Educação, Cultura e Inovação
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Comércio Exterior e Relações Internacionais
Economia, Comércio e Serviços

Técnico Responsável – Analista Cássia Marques
E-mail: cassiamarques@cnc.org.br
Telefone: (61) 3329-9561


Buscar espaços decisórios com a finalidade de aprimorar de forma contínua, clara e imparcial todos os processos da instituição na defesa de interesses e na elaboração de políticas públicas. As boas práticas de governança, sejam elas públicas ou privadas, são condições indispensáveis para a estabilidade do ambiente econômico, podendo gerar retorno positivo para o comércio de bens, serviços e turismo. A adoção das boas práticas de Governança tem papel preponderante no desempenho das empresas. Trabalhar a gestão da governança como estratégia de valorização de produtos e serviços, com ética e transparência, visando a minimizar os impactos negativos na comunidade e no meio ambiente, adotando posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar do público interno e externo.


Número de Representações: 17


Destaques:
• Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (CONAETI)
• Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE)
• Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP)
• Conselho Nacional de Defesa do Consumidor (CNDC)



Técnico Responsável – Analista Cássia Marques
E-mail: cassiamarques@cnc.org.br
Telefone: (61) 3329-9561


Ocupar os espaços de discussões sobre a ampliação da infraestrutura, nas áreas de comunicação, transportes (vias, veículos, tráfego), de eletricidade e combustíveis (produção, distribuição, manutenção de rede), de saneamento básico (fornecimento de água potável, rede de esgotos), entre outros, buscando promover a redução de custos, aumento da produtividade, aprimoramento da qualidade dos bens e serviços da estrutura produtiva e a consolidação de ações para que o setor empresarial desenvolva adequadamente a área de negócios.


Número de Representações: 13


Destaques:
• Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (CONDEL/SUDAM)
• Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (CONDE/SUDENE)
• Conselho Nacional de Proteção de Dados (CNPD)
• Comitê Gestor do Programa Pró-Ética para Empresas



Técnico Responsável – Analista Cássia Marques
E-mail: cassiamarques@cnc.org.br
Telefone: (61) 3329-9561


A área de saúde e segurança no trabalho para o setor do comércio de bens, serviços e turismo é um espaço importante para compartilhar desafios e oportunidades de atuação com uma nova perspectiva para a área, e conhecer o que vem sendo feito no setor. Participar de discussões sobre a qualificação do investimento social empresarial e a atuação de outras entidades nesse cenário. Ocupar espaços, como os conselhos estaduais e municipais de saúde, que promovem o desenvolvimento das políticas públicas setoriais visando à prevenção e à construção de ambientes que assegurem a qualidade de vida. Participar também dos espaços consultivos e deliberativos relativos ao Plano Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador.


Número de Representações: 34


Destaques:
• Conselho Nacional de Saúde (CNS)
• Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS)
• Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP)
• Grupo de Trabalho Tripartite para acompanhar a implementação das Normas Regulamentadores Estruturantes
• Grupo de Trabalho Tripartite para revisão da Política Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho



Técnico Responsável – Analista Oscar Nóbrega
E-mail: oscarnobrega@cnc.org.br
Telefone: (61) 3329-9581


A área temática Turismo agrupa as instâncias de representação que tratam de assuntos relacionados a construção de políticas públicas, promoção do desenvolvimento da atividade econômica do turismo responsável, sustentável e universalmente acessível, além de possuir relevante papel na geração de empregos no setor de serviços.


Número de Representações: 14


Destaques:
• Organização Mundial do Turismo (OMT)
• Conselho Nacional do Turismo do MTUR e suas câmaras temáticas
• Comitê Brasileiro de Turismo da ABNT/CB-54



Técnico Responsável – Analista Juliane Alves
E-mail: julianealves@cnc.org.br
Telefone: (61) 3329-9582


Área temática que reúne as instâncias de nível nacional de representação que tratam de assuntos sistemáticos referentes as microempresas e empresa de pequeno porte.


Número de Representações: 8


Destaques:
• Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE) e seus Comitês Temáticos (CT’s)



Técnico Responsável – Analista Juliane Alves
E-mail: julianealves@cnc.org.br
Telefone: (61) 3329-9582


Área temática que reúne as instâncias de nível nacional de representação que tratam de assuntos sistemáticos referentes as relações de trabalho.


Número de Representações: 11


Destaques:
• Conselho Nacional do Trabalho (CNT)
• Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT)
• Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS)



Técnico Responsável – (a definir)
E-mail:
Telefone:


A preocupação com a qualidade do ensino formal e profissional sempre esteve entre as ações das instituições que representam o setor terciário, da mesma forma que se entende que o lazer e a cultura fazem parte do amadurecimento da cidadania.


Temas como a capacitação de jovens e adultos para a melhoria da qualidade da força de trabalho nacional, a implantação do Plano Nacional de Educação (PNE), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Ensino à Distância (EAD), o ensino infantil, programas de incentivo cultural, esporte, integração social da terceira idade, turismo social e lazer são pautas cuja participação nos debates é esse essencial e de interesse direto dos Sistemas do comércio.


Número de Representações: 11


Destaques:
• Fórum Nacional de Educação (FNE)
• GT do Comitê Temático de Formação e Capacitação Empreendedora do FPMPE
• Câmara Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica
• Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC)



Técnico Responsável – (a definir)
E-mail:
Telefone:


O setor do comércio de bens, serviços e turismo identifica-se com as ideias do desenvolvimento sustentável como estratégia para melhorar a competitividade dos negócios e da economia nacional.


Temas como a gestão de resíduos sólidos, logística reversa pós-consumo, licenciamento ambiental, gestão dos recursos hídricos, reuso e captação de água da chuva, eficiência energética, educação ambiental, efeitos das mudanças climáticas e financiamento para a sustentabilidade devem ser permanentemente monitorados por meio da atuação das representações institucionais.


Número de Representações: 38


Destaques:
• ABNT CEE/256 - Comissão de Estudo Especial - Environmental, Social and Governance (ESG)
• Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e suas Câmaras Técnicas
• Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH)
• Grupo Coordenador de Conservação de Energia Elétrica (GCCE)



Técnico Responsável – Analista Oscar Nóbrega
E-mail: oscarnobrega@cnc.org.br
Telefone: (61) 3329-9581


Esta área temática reúne as instâncias de representação que tratam de assuntos sistemáticos das relações políticas, econômicas e sociais entre diferentes países cujos resultados transcendam as fronteiras de um Estado, e das empresas e tenham como centro o sistema internacional.


Representações cujo foco é promover ações estratégicas e iniciativas capazes de estreitar o relacionamento perante instâncias internacionais e países com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, no intuito de defender os interesses do Sistema Comércio, promovendo o desenvolvimento do Brasil e consequentemente do restante do mundo.


Número de Representações: 32


Destaques:
• Coalizão Empresarial Brasileira (CEB)
• Associação Iberoamericana de Câmaras de Comércio (AICO)
• Subcomitê de Cooperação do Comitê Nacional de Facilitação de Comércio (Confac)
• Foro Consultivo Econômico-Social do Mercosul (FCES)
• Conselho de Câmaras de Comércio do Mercosul (CCCM)



Técnico Responsável – Analista Oscar Nóbrega
E-mail: oscarnobrega@cnc.org.br
Telefone: (61) 3329-9581


A área temática Economia agrupa as instâncias de representação que tratam de assuntos relacionados aos processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens e serviços. Estas instâncias abordam temas sobre o sistema capitalista e o sistema econômico baseado na produção de bens necessários para o consumo. Aplica o seu corpo de conhecimento para análise e gestão dos mais variados tipos de organizações humanas (entidades públicas, empresas privadas, cooperativas etc.) e domínios (investidores nacionais e internacionais, finanças, desenvolvimento dos países, ambiente, mercado de trabalho, cultura, agricultura etc.).


Representações cujo foco é a defesa de interesses do Sistema Comércio como um todo, com ações estratégicas e iniciativas capazes de impactar positivamente decisões perante instâncias de diversos níveis, promovendo o desenvolvimento do Brasil.


Número de Representações: 15


Destaques:
• Conselho Administrativo de Recurso Fiscais (CARF)
• Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS)
• Movimento Brasil Competitivo (MBC)


Rede Nacional de Representações (Renar)

Diante da necessidade de fortalecer a defesa de interesses do Sistema Comércio, a CNC criou em 2013 a Rede Nacional de Representações do Sistema Confederativo do Comércio (Renar).


A Renar tem por objetivos promover o intercâmbio de informações, ações e debates, desenvolver estudos, apresentar propostas, experiências e iniciativas, visando ao aperfeiçoamento dos trabalhos referentes às representações, contribuindo para a verticalização da defesa de interesses do Sistema Comércio.

São atribuições da Rede

Alinhar as ações de representação junto às entidades do Sistema CNC-Sesc-Senac;


Analisar, debater e apresentar soluções em relação à gestão das representações;


Promover o intercâmbio de informações referente à atuação nas representações de todas as entidades participantes;


Assessorar na implantação do modelo de gestão de representações;


Capacitar os representantes para atuarem de forma propositiva, com conhecimento e informações que ampliem os resultados positivos em prol do Sistema Comércio;


Atuar visando ao aperfeiçoamento do trabalho do Sistema Comércio no que tange às representações, em prol da defesa de interesses do comércio de bens, serviços e turismo.

Programa de Desenvolvimento da Representatividade (PDR)

O PDR engloba um conjunto de iniciativas de apoio aos representantes e às Federações do Sistema CNC-Sesc-Senac, com as melhores práticas para gestão estratégica, processos de trabalho e informações desenvolvidos pela Gerência de Gestão das Representações (GGR) da CNC, para implantação nas Federações, por meio da Rede Nacional de Representações do Sistema Confederativo do Comércio (Renar).


O programa a visa colaborar com o fortalecimento da representatividade, bem como subsidiar o mapa estratégico da CNC, como se apresenta:

Valores para as empresas e sociedade

• Desenvolvimento econômico e social sustentável;

• Defesa dos interesses do setor com ética e independência;

• Desenvolvimento de competências empresariais com visão global.

Representatividade

• Participar ativamente da governança social;

• Ampliar e fortalecer a base de representação política.

Gestão interna

• Desenvolver práticas de gestão para a busca da excelência;

• Promover a cooperação no Sistema Confederativo e Empresarial, priorizando as bases.

Aprendizado e crescimento

• Identificar e qualificar lideranças sindicais e empresariais.

A construção do PDR teve início após pesquisas realizadas com os representantes nos anos de 2015 e 2018, quando se identificou a necessidade de construir soluções para uma atuação mais segura e eficaz, resultando assim em benefícios para o setor representado pelas entidades do Sicomércio.

Eventos futuros

Reunião com os Gestores de Representação

Encontro Nacional de Representantes

22ª Reunião do GTT-MA

Conferência Internacional do Conselho de Câmaras de Comércio do Mercosul (CCCM)

Conheça a GGR

Baixar documento

Canais de Atendimento

Dúvidas e mais informações

E-mail: ggr@cnc.org.br

Telefone: (61) 3329-9583

© 2023 Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

Solicite uma demonstração gratuita!